Semana de Mobilização contra a Dengue teve início nesta segunda-feira

Campanha vai até o dia 31 deste e busca orientar a população contra a doença.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início nesta semana a Semana de Mobilização contra a Dengue, que vai até o dia 31 deste mês. Através de orientações nas unidades escolares, nas Unidades Básicas de Saúde e até nas próprias residências dos munícipes, agentes comunitários de saúde buscam combater a doença.

A semana tem por objetivo chamar atenção da população reforçando as orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, além de orientar sobre a importância dos cuidados na temporada de chuva.

Os agentes comunitários de saúde trabalham diariamente com orientações sobre todos os tipos de doenças. E em relação a dengue reforçam sempre todas as orientações de combate na tentativa de afastar esse perigo que ameaça a todos. A população tem que se dar conta da importância do seu agente comunitário, permitindo que seja realizada a visita e a vistoria do seu imóvel.

As pessoas devem verificar possíveis focos de proliferação em seus quintais, entulhos, vasilhas abertas, pneus, vasos e todos os locais possíveis de armazenamento de agua. Devem também: jogar produtos de limpeza nos ralos e se possível mantê-los fechados, retirar a bandeja da parte de trás da geladeira e mantê-lo com uma colher de detergente, manter os pratos dos vasos com areia até a borda, os bebedouros de animais domésticos devem receber muita atenção sendo escovados com agua e sabão e a agua sendo trocada diariamente.

Os munícipes também devem estar atentos às vasilhas de água dos seus animais de estimação. Pelo fato de que somente a troca da agua não é o suficiente para a eliminação de possíveis ovos, sendo que os mesmos podem permanecer até mais de um ano sem agua, daí a necessidade da utilização da escova durante a limpeza da vasilha para a eliminação completa.

Também devem ser feitas limpezas periódicas das calhas para retirada das folhas secas e o limo, lavando com agua e sabão utilizando uma escova de cerdas duras.

A população precisa colaborar e fazer sua parte seguindo as nossas orientações mantendo suas casas e quintas livres de criadouros. Os agentes passam uma vez ao mês em cada residência para orientar e fazer o acompanhamento de cada morador. Mas a higiene do imóvel é de responsabilidade do seu proprietário.

A dengue pode parecer uma doença simples, mas pelo contrário ela é uma doença muito grave que pode levar a morte. E o seu combate está ao alcance de todos, basta não dar chances ao mosquito.

A dengue se combate todos os dias.