UBS’s passarão a funcionar com livre demanda na parte da manhã para suprir atendimento de pacientes com sintomas gripais e respiratórios

O grande aumento na procura por atendimento médico de pacientes com sintomas gripais causou congestionamento nos últimos dias na Santa Casa de Pereira Barreto. Com isso, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu abrir as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) para atendimento de livre demanda na parte da manhã, sem necessidade de agendamento prévio, especialmente para pessoas com sintomas gripais ou respiratórios. A medida visa aliviar o fluxo de pacientes da Santa Casa com atendimento médico mais ágil.

Portanto, quem apresentar qualquer sintoma de gripe ou respiratório poderá procurar a Unidade de Saúde mais próxima, no período da manhã, a partir desta sexta-feira (07). Os pacientes que estavam com agendamento neste período terão suas consultas remarcadas. Na parte da tarde, os atendimentos nas Unidades seguirão com agendamento normal. Para também auxiliar o atendimento da Santa Casa, a Secretaria de Saúde está em contato com profissionais para contratação de mais um médico plantonista.

“A Prefeiitura, junto com a Secretaria da Saúde, tomou algumas providencias para que possamos avaliar como será a evolução desses casos. Vamos, a partir de amanhã (7), acolher os pacientes com livre demanda para que possamos fazer o atendimento junto com a Santa Casa”, ressaltou o médico, Doutor Gabriel Adami. Ele ainda informou que, por se tratar de uma questão emergencial, a Prefeitura, junto com profissionais da saúde, estudou e decidiu qual seria a melhor forma de absorver os atendimentos médicos neste momento.

Atendimento Santa Casa

De acordo com informações da administração da Santa Casa, nesta semana foram registrados mais de 100 atendimentos de pacientes com síndrome gripal diariamente. Por se tratar de um Pronto Socorro, o atendimento emergencial de outros pacientes acaba também atrasando a consulta dessas pessoas. “Existe uma escala de classificação para atendimento na Santa Casa, onde a prioridade acontece de acordo com a gravidade de cada caso”, informou Márcia Yamamoto, Secretaria Municipal de Saúde.

Casos Covid-19

Pereira Barreto registrou nos últimos dias um aumento nos casos de Covid-19 na cidade. Até o momento, o município registra 25 pacientes em fase de transmissão da doença. O alerta dos profissionais da saúde é para que a população não relaxe nos cuidados de prevenção, especialmente com o uso constante de máscara e a higienização das mãos. “Temos dois vírus circulando: o da Gripe e da Covid-19. Precisamos ter cautela neste momento para controlarmos o máximo possível o número de contaminados”, reforçou o médico, Doutor Gabriel Adami.

Outro fator ressaltado pelos profissionais da saúde é a importância da vacinação completa contra Covid-19. “Grande parte dos pacientes contaminados apresentam sintomas leves da doença. A vacinação faz muita diferença. Não vemos agravamento em grande parte dos casos, mostrando assim a eficácia da imunização”, destacou Adami.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2022
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br

Redimensionar fonte
Contraste