Vacinação contra gripe é prorrogada até dia 10 maio

Cartaz da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Campanha ainda não atingiu a meta em Pereira Barreto

O Ministério da Saúde anunciou na última semana, a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a gripe. A vacinação que se encerraria no último sábado agora vai até o dia 10 de maio. Em Pereira Barreto, a Secretaria da Saúde tem como meta imunizar contra a doença, 80% da população-alvo, que representa aproximadamente 6.350 pessoas, sendo 494 de crianças de 6 meses a 2 anos, 422 trabalhadores de saúde, 247 mulheres gestantes e 94 Puerpério, 3.694 pessoas com 60 anos ou mais, 48 presidiários e 1.405 casos crônicos. O Ministério da Saúde tem como público-alvo, cerca de 39,2 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% do grupo.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, a orientação do Ministério da Saúde é que a população adote medidas simples de prevenção para evitar a gripe, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes e aglomerações se estiver com sintomas da gripe, além de proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis.

A vacina é segura é a melhor arma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por influenza. Segundo o Ministério da Saúde, durante os 60 anos que tem sido usada no mundo, a vacina gerou conhecimento e segurança para os grupos indicados. O vírus usado é inativado, portanto não há transmissão da gripe pela vacina.