Secretaria de Educação de Pereira Barreto realiza atividades com gestores e professores para o Replanejamento Escolar 2023

Professores e Gestores Educacionais da rede municipal de ensino reuniram-se no Centro de Formação do Professor Nilse Emília Garcia Carneiro, para participarem de palestras com formadores de excelência disponibilizados pela Editora FTD, parceira educacional e responsável pelo sistema apostilado utilizado na rede municipal de ensino.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Editora FTD ofereceu a todos os gestores e professores da rede municipal de ensino palestras de formação durante o replanejamento escolar 2023. Os encontros foram realizados no dia 21 de julho, nos períodos matutino e vespertino.

No período da manhã, a palestra foi voltada aos professores de ensino infantil e gestores municipais de educação, onde a Professora Maria Regina Passos fez uma ótima abordagem acerca do “Trabalho com as competências socioemocionais com foco na aprendizagem e desenvolvimento”. Suas contribuições deram ênfase sobre a potencialidade das crianças enquanto sujeito e a importância do papel dos cuidadores, nos diferentes ambientes – escolar e doméstico, entre outros – para que os estímulos ao processo de desenvolvimento e aprendizagem ocorra de forma lúdica e permeada de intencionalidade pedagógica e afeto.

Já no período da tarde, a palestra foi voltada aos professores de ensino fundamental e gestores municipais de educação, onde a Professora Carla Freitas compartilhou sobre ações e estratégias com foco em “Avaliação de resultados – SAEB”. Suas contribuições deram ênfase sobre a importância de avaliar, ensinar e planejar com foco numa gestão para resultados.

“Quando repensamos no planejamento dentro de uma organização, estamos falando sobre o exercício de analisar as ações já realizadas, perante as metas definidas e de antecipar as ações e criar planos para que elas possam ser executadas da melhor forma, com o objetivo de atingir um resultado”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Maria José Carneiro.