A Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto está promovendo uma formação especializada para cuidadores e professores, com o objetivo de oferecer suporte qualificado às crianças neurodivergentes da rede municipal de ensino. A capacitação, conduzida pelo qualificado profissional Francisco Gerino Junior — psicólogo, pedagogo, psicopedagogo institucional, especialista em ABA e musicoterapeuta (em formação) — já está em andamento e vem proporcionando momentos de grande aprendizado e troca de experiências.
Com 11 módulos presenciais, estudos de caso, oficinas práticas e momentos de supervisão nas escolas, a formação visa aprimorar as habilidades dos cuidadores, contribuindo diretamente para o desenvolvimento integral e para a qualidade de vida dos alunos com autismo e outras condições neurodivergentes.
Segundo a coordenadora da Educação Especial, professora Adriana Vicentin, os encontros têm sido muito positivos: “Para nós é muito importante e satisfatório observarmos que o trabalho desses profissionais está avançando, progredindo, à medida que eles vão adquirindo um maior domínio das suas práticas cotidianas. Essa evolução vai sendo descortinada a cada formação”, destacou.
A iniciativa reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em garantir igualdade de condições para o acesso e permanência de todos os alunos na escola, assegurando práticas inclusivas e sem qualquer tipo de discriminação.


