Prefeito Joãozinho participou de reunião com o Ministro do Meio Ambiente, em Brasília

Pauta da reunião envolveu a liberação de verba para a criação de um plano regional para descarte de lixo.

Prefeito Joãozinho ao lado do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, acaba de participar no fim da tarde desta quarta-feira (10) de uma reunião do CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo) junto ao Ministério do Meio Ambiente. A reunião envolveu prefeitos da região de Pereira Barreto, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo de Aquino Salles, e o Deputado Federal Luiz Flávio Gomes.

A pauta da reunião foi a criação de uma usina em um plano regional para concentrar o lixo da região.

De início, está sendo solicitada uma verba para elaboração de um plano regional para o descarte do lixo. A partir desse plano será fixado o local da implantação da usina, que irá reaproveitar o lixo orgânico para a geração de energia.

Segundo o ministro, um plano demanda um investimento inicial de R$ 200 mil. Ainda de acordo com Ricardo Salles, é necessário traçar um perfil de cada município, com a coleta de dados, como a quantidade de lixo produzido por cada cidade.

Após esse levantamento, será feita uma planilha e um georreferenciamento para estipular um ponto ideal para a instalação da usina.

Ainda segundo ministro, uma vez feito o plano, será a estudada qual a tecnologia que será utilizada.

De acordo com o deputado Luiz Flávio Gomes, a CETESB pede uma atualização dos planos municipais de resíduos sólidos e, a partir daí, o plano regional ira realizar o ponto dessa usinagem. Cada município deverá verificar seus custos, leis municipais, dentre outros dados para adequação do plano.

O Ministro Ricardo Salles disponibilizou o valor inicial do investimento para que seja feito o plano, desde que o CIENSP apresente detalhadamente o que será feito, sendo algo factível.